Alimentos antioxidantes ajudam a prevenir doenças

La table- Comida Congelada Curitiba > Blog > Dicas de Produtos > Alimentos antioxidantes ajudam a prevenir doenças

Alimentos antioxidantes ajudam a prevenir doenças

Muito tem se falado sobre alimentos antioxidantes e seus benefícios para a saúde. Mas você sabe para o que mesmo eles servem?

Antioxidantes são substâncias capazes de combater os radicais livres, que são produzidos pelo nosso organismo a partir de processos metabólicos, e também podem chegar através de fontes externas, como cigarro, poluição do ar, medicamentos, aditivos químicos e álcool em excesso.

Quando há desequilíbrio, ou seja, uma quantidade muito acima de radicais livres no corpo ou uma redução na nossa capacidade de defesa antioxidante, acontece o que chamamos de estresse oxidativo, que pode levar ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças crônicas, inflamatórias e degenerativas.

Por isso a busca por alimentos antioxidantes. Eles são aliados na prevenção para a prevenção de doenças, como diabetes, câncer, Parkinson, Alzheimer, hipertensão e artrite reumatoide Mas saiba que você não deve apostar todas as suas fichas em um único alimento.

Confira exemplos de nutrientes com ação antioxidante:

Licopeno

É ele que dá a característica de cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. Tem capacidade antioxidante e ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. A absorção do licopeno é maior quando o alimento é cozido.

Betacaroteno

O betacaroteno confere cor amarela ou alaranjada a vários alimentos. Sabe-se hoje que ele é antioxidante. Algumas boas fontes são damasco, cenoura, abóbora, mamão e manga. Em quantidades menores, encontra-se nos vegetais folhosos, como couve, espinafre, agrião e brócolis.

Uma dica é usar o meu molho de tomate rústico, que além de saboroso e produzido com tomates selecionados, contem muito Licopeno .

molho-tomate-rustico

compre-agora

*Texto originalmente publicado na primeira edição da revista Spa em Casa

Deixe uma resposta