O sabor da renovação. – Entrevista de Dani Caldeira para a revista Menu Festval.

La table- Comida Congelada Curitiba > Blog > Novidades > O sabor da renovação. – Entrevista de Dani Caldeira para a revista Menu Festval.

O sabor da renovação. – Entrevista de Dani Caldeira para a revista Menu Festval.

Depois de 14 anos trabalhando com eventos Dani Caldeira muda a carreira de rumo e investe nos ultracongelados. Ela abriu sua casa para relembrar a história de sucesso e comemorar os novos caminhos.

A chef Daniela Caldeira pede uma pausa na entrevista, pega um giz e, na parede pintada de preto que emoldura a cozinha da sua casa, escreve a frase que a acompanha desde a infância: “Aqui se faz cozinha com alma.”  Dos almoços de família comandados pela avó, passando pela bem-sucedida carreira na cozinha e na área de eventos e até chegar ao momento atual, no lançamento da sua promissora linha de ultracongelados, a filosofia da curitibana sempre foi provar, comer, criar e fazer comida com um entrega total, proporcionando experiências surpreendentes e inesquecíveis tanto para quem cozinha quanto para quem desfruta das refeições.

Para uma entrevista exclusiva à revista Menu Festval, a chef abriu as porta de seu apartamento e cozinhou um dos pratos que integram seu catálogo de ultracongelados, já a venda online e nos supermercado da rede. Na conversa, Dani falou sobre a recente e abrupta mudança de rumo na carreira, lembrou os caminhos que a fizeram escolher a profissão e contou como a renovação a tem ajudado a aproveitar melhor a casa e a família.

latable

Memoria gustativa

O passado e as experiências vivenciadas desempenham, para Daniela Caldeira, um papel imprescindível em sua jornada gastronômica. O cheiro das almôndegas na panela da avó antes dos almoços de domingo na infância e as visitas a diferentes restaurantes durante as viagens de férias, representam inspiração e referências para os momentos de colocar efetivamente a mão na massa.

“Eu sempre gostei de comer, de experimentar coisa diferentes. Sempre tive um paladar curioso” Eu tinha uma avó que adorava receber e criar os cardápios para os eventos em casa. Naquela época, eu não tinha o hábito de cozinhar, mas, sim, de comer Esse carinho pela comida é cultural na família, assim como a tradição de família italiana, de ser reunir em volta da mesa para almoçar ao domingos. Então, eu tenho uma memória gustativa muito forte, me lembro de cheiros e gostos que me acompanham até hoje e me auxiliam na cozinha” comenta a chef.

Apesar de a paixão pela gastronomia ser antiga, ela só começou a ganhar forma de trabalho por volta de 1995, quando Dani viajou para os Estados Unidos com o marido matriculado em um MBA em Los Angeles. Recém formada em administração, mas decidida a abandonar o mercado financeiro e o banco onde trabalhava, a futura cozinheira profissional deu o primeiro passo da nova carreira ao se inscrever em um curso de chef de cozinha na cidade norte-americana. A ideia começava a fermentar e Dani partiu para Nova York, onde acompanhou aulas de boulangerie e pâtisserie durante três meses.

 

De volta ao Brasil após o período de aprendizado nos Estados Unidos, a curitibana se viu morando em São Paulo. Na capital paulista, Dani criou uma produção artesanal de pães, distribuídos a restaurantes da cidade. Não demorou, no entanto, para a saudade da família bateu mais forte. O retorno para Curitiba coincidiu com o nascimento do primeiro filho e com o início de uma longa – e muito bem sucedida-jornada.

 

“Quando voltamos, construí uma cozinha nos fundos da cada da minha mãe, para trabalhar com catering. Foi ali que o La Table começou de verdade e, no boca a boca, o mercado foi me levando para a área de eventos. A demanda existia, e assim o negócio foi dando muito certo, crescendo naturalmente. Precisei contratar gente, aluguei um novo lugar e me mudei para uma cozinha mais profissional. A partir dali, foi uma trajetória de 14 anos fazendo ventos, de pequenos jantares a casamentos, com muito sucesso, e eu tenho muito orgulho disso.” relembra Dani.

Reinvenção necessária.

Entre 2000 e 2014, Daniela Caldeira se transformou em uma das chefs mais respeitadas do Paraná e fez do La Table Gastronomie um sinônimo de qualidade. A criação do cardápio de doces artesanais, em 2012, com foco nos sabores e nas memórias da infância, foi mais uma etapa de pleno sucesso. Ao longo de tanto tempo, no entanto, o mercado mudou  o cansaço das extenuantes jornadas dos ventos, somado a uma vontade de aproveitar mais os filhos, obrigou a chef a mudar de vida.

 

“Uma palavra bem importante nessas horas é renovação. A gente sempre tem que se reinventar e sair da zona de conforto. E eu estava cansada. Foram 14 anos muito intensos, quase sem fins de semana e voltando para casa de madrugada. Fora isto, tenho um filho de 14 anos e uma pequenininha de 9, e eles  querem estar com a mãe. Foi ai que resolvi mudar de vida. Foi tudo meio rápido, decidido em três meses, depois de várias pesquisas que fizemos no ano passado.” revela Dani, que fez seu último evento em maio de 2015 e não pretende voltar, a exceção dos doces , que continuam disponíveis para encomendas de festas e casamentos.

Abandonar as panelas, no entanto nunca passou pela cabeça da chef. Os estudos realizados durante 2014 a levaram para a ideia dos ultracongelados que a permitem trabalhar em horário normal, aproveitar mais a família e os fins de semana, sem deixar de lado o grande amor pela culinária e a longa história que tornou seu nome referência.

“Com a falta de tempo cada vez maior das pessoas, percebi que existe uma demanda para ter uma comida pronta, gostosa e sem conservantes em casa. Então veio a ideia de criar uma linha de ultracongelados, com ingredientes de qualidade  pratos que fizeram sucesso na minha trajetória com os eventos.  Lançamos em novembro do ano passado e estou muito feliz com o retorno. Os produtos estão impecáveis e a iniciativa é superpioneira. Hoje, não tem ninguém fazendo a mesma coisa, com a mesma qualidade. “comemora.

Batizada de Cuisine Gourmet, a linha de ultracongelados assinada por Dani Caldeira está disponível nos supermercados Fetval e também na loja online da La Table.

Nova Vida

Se o resultados da nova empreitada são promissores nos negócios, o mesmo pode se dizer da vida pessoal da chef. Aproveitando uma liberdade que não existia na época dos eventos e uma rotina de “gente normal” depois de 14 anos, ela finalmente consegue passar mais tempo em casa, na chácara da família e até desfrutar de um hobby: o boxe.

 

“Agora, tenho os finais de semana para ir à chácara que temos em Campo Largo, Lá, podemos deixar as crianças soltas, com um monte de cachorros e muito verde, que é a melhor coisa na infância. Quando não dá para a ir, adoro ficar em casa, assistir filmes, seriados e trazer meus filhos para cozinhar comigo.

Conheça os novos produtos da La Table e faça o teste da qualidade e sabor, pedindo online e recebendo na sua casa.

Retirado da revista menu Festval.

NÃO SAIA AGORA!!!

VOCÊ ACABOU DE GANHAR 10% DE DESCONTO

Clique agora para receber o seu cupom de desconto de 10% na finalização do seu primeiro pedido. Aproveite. 
QUERO MEU DESCONTO
close-link