Receita da Chef – Creme Brulée de Brie

La Table - Comida Congelada Curitiba > Blog > Dicas de Produtos > Receita da Chef – Creme Brulée de Brie

Receita da Chef – Creme Brulée de Brie

Eu amo creme Brulée! Na verdade é minha sobremesa favorita! Adoro o contraste das texturas; aveludada e crocante, da casquinha de açúcar caramelizada.

Pensando “out of the box” resolvi tentar fazer um creme brulée salgado. Depois de algumas tentativas, alcancei a textura e o sabor que queria. Um delicioso Creme Brulée de Queijo Brie!

Não é difícil fazer. O ponto mais importante é assar em banho-maria, pois desta forma não temos excesso de calor direto, que resultaria um creme brulée talhado. Por que isso acontece? Por que a receita tem uma proporção grande de ovos (gemas) e gordura. Se o calor não for baixo, a gordura separa e o brulée talha, fica farelento.

Ingredientes:
200g de queijo brie
400g de leite
400g de nata
Noz moscada
Sal e pimenta
14 gemas
2 ovos

Aqueça o leite, a nata e o queijo brie, até derreter. Peneire e descarte o que ficou na peneira. Tempere com noz moscada, sal e pimenta. Deixe amornar e acrescente as gemas e os ovos inteiros. Idealmente deixe a massa sem assar na geladeira de um dia para o outro, para que pegue bem o sabor do queijo. No dia seguinte, derreta levemente (em fogo muito baixo) na panela, porcione nos potinhos e asse em banho maria.

Salpique com açúcar, maçarique e sirva como um aperitivo ou uma entradinha com salada!