Horta caseira: o tempero que faltava para a sua casa

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Horta caseira: o tempero que faltava para a sua casa

Sabe aquele tempero colhido na hora para deixar a sua receita ainda mais especial? Que tal plantá-lo na sua casa? Sim, esse não é um privilégio de quem mora no interior. Seja empequenos ou grandes espaços, com um pouco de criatividade e cuidado, é possível montar a sua horta caseira.

O primeiro passo para plantar alimentos na sua casa e ter uma alimentação mais saudável e saborosa é escolher o local correto. Ele deve ser plano ou levemente inclinado e ficar exposto ao sol. Em apartamentos, esse local pode ser a varanda ou a área de serviço. O segundo passo é a criar canteiros com profundidade de no mínimo 30 cm, para que as raízes se fixem. Prepare o solo com uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e uma parte de adubo.

Depois dessa preparação, pense em quais espécies você quer na sua horta. No mesmo vaso, você pode plantar até duas, desde que as características delas sejam parecidas e sempre observando a distância entre elas. Lembre-se que as hortas precisam ser regadas diariamente, mas não podem ficar encharcadas. Se for por plantar em um vaso, escolha os que tem furos na parte de baixo, ou fure-os você mesmo. Se escolher outro local, não esqueça de saber como será a drenagem da água.

A manutenção de hortas é muito fácil. O único cuidado indispensável é regá-la diariamente. Se preferir, pode adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral ou outro tipo de sua preferência, sempre seguindo as instruções do fabricante. Quando elas começarem a morrer ou perderem a vitalidade, o ideal é recomeçar plantando outras mudas.

Veja os alimentos ideais para cada tipo de espaço e comece já a sua horta!

– Grandes espaços (sítios e jardins)
Abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.

– Pequenos espaços (varandas de apartamento e quintais de casa)
Agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.

Fonte: Delas – IG

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