Receita de Focaccia

Receita de Focaccia

Ah os pães e suas variações! São paixão de tanta gente não é?

Você sabia que a Chef Daniela fez um curso intensivo em panificação em Nova York no French Culinary Institute? É uma escola de culinária espetacular e foi onde a Chef iniciou, muito antes da La Table existir, a paixão pela culinária e pela panificação.

Pães artesanais dão um trabalho fenomenal, pois o fermento é um fermento fresco, feito normalmente com uvas (pode ser de maçã, batata…), e esse fermento é um “ser vivo” e deve ser alimentado diariamente com farinha e água para não morrer! Este fermento passa de geração em geração, e quanto mais velho o fermento, mais especial é o sabor e a textura do pão!

Para não ficar só na conversa, vamos ensinar à vocês uma receita muito simples e deliciosa de Focaccia que fica maravilhosa na forma de panini – um pedaço de Foccacia cortado com a cobertura que você sonhar – e aqui entra a sua criatividade! Essa receita já foi postada aqui no nosso blog, mas têm aquelas receitas que valem ser repostadas né?! A focaccia com certeza é uma delas!

Ela pode ser servida na versão clássica, consumida como aperitivo molhado no azeite ou fatiar e servir com patês e pastas ou manteiga, como você preferir. Essa delícia é de origem italiana e as características são de um pão rústico, achatado (máximo 2 cm de altura) e bem macia. A receita original – essa que trouxemos para vocês, é coberta com sal grosso, azeite e alecrim.

Essa receita vai dar água na boca! Imagine a Foccacia fresquinha, saindo do forno com um belo pedaço de queijo brie, finíssimas fatias de Presunto de Parma e muita, muita rúcula, regada com um delicioso azeite de oliva e flor de sal! Que delícia! 

Vamos para a receita?

Focaccia

Ingredientes:

1.250 g de farinha
750 g de água
35 g de fermento para pão (pode ser o fresco em tablete ou o seco)
20 g de sal
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Alecrim fresco
Sal grosso

Modo de preparo:

Faça a massa e sove.
Deixe dobrar de volume, retire o excesso de ar e deixe descansar coberto por 15. min. Unte uma forma grande com bastante azeite de oliva.
Abra a massa e coloque na forma.
Cubra com um pano e deixe crescer novamente.
Faça furos com o dedo, regue com azeite de oliva e salpique com bastante sal grosso e alecrim fresco.
Asse em forno quente até dourar.

Simples Assim! Gostou da Dica da Chef? Nossa dica de ouro é comer essa delícia com Pesto La Table. Experimente:

Pesto de Manjericão
Pesto de Pimenta e Cachaça

Navegue e conheça outros produtos congelados da linha light com delivery em Curitiba.