Por que substituir a carne vermelha por peixe?

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Por que substituir a carne vermelha por peixe?

Apesar da grande extensão do nosso litoral brasileiro, a ingestão de carne no Brasil ainda é principalmente voltada para a carne bovina, suína e de aves. Entretanto, estudos comprovam cada vez mais que a carne de peixe é super rica em nutrientes e minerais, devendo ser consumida pelo menos duas vezes na semana. Confira alguns benefícios!

Proteína

A proteína presente no peixe é rica em aminoácidos essenciais para ajudar no funcionamento do nosso corpo e no desenvolvimento de músculos. Por isso, essa proteína contém um valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas. Além disso, ela também favorece o processo de digestão!

Omega 3

Diferente das carnes vermelhas que contêm uma alta porção de gordura saturada, o peixe é rico em gorduras polisaturadas como o ômega 3 que diminui os riscos de doenças cardiovasculares e derrames. Os peixes oleosos, como salmão, atum e sardinha, são os que mais contêm esse tipo de gordura, além de serem ricos em vitamina D e B12, que ajudam na absorção de cálcio, no funcionamento do nosso metabolismo e do nosso sistema nervoso.

Vitaminas e minerais

A carne de peixe apresenta uma grande concentração de vitaminas lipossolúveis como A, necessária para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas, E, que funciona como um antioxidante, e D, que é necessária para a manutenção do tecido ósseo. Além disso, os peixes contêm minerais como selênio, presente principalmente nos peixes brancos, e iodo, que pode ser encontrado em todos os frutos do mar.

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