Por que inserir alimentos ricos em fibras na sua dieta?

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Por que inserir alimentos ricos em fibras na sua dieta?

Já falamos aqui no blog sobre a necessidade de inserir nozes na sua dieta, um dos motivos desse tipo de alimento ser tão importante é a presença de fibras. Você sabe por que fibras são tão importantes?

Fibras melhoram funcionamento do nosso sistema digestivo. Uma dieta rica em fibras ajuda a microbiota do intestino a florescer e se livrar de resíduos com eficiência. Por isso, nada melhor do que adicionar alimentos que contém esse nutriente no seu dia a dia.

Nós consumimos dois tipos diferentes de fibras, ambos os quais são igualmente importantes e desempenham um papel vital:

Fibras insolúveis: encontradas principalmente em alimentos integrais, e também em outros como pipoca, batata, frutas secas, nozes, feijão, milho doce, brócolis e cenoura. A função desse tipo de fibra é ajudar outros alimentos e resíduos passar pelo intestino. Dessa forma, aumentar a ingestão de fibras insolúveis pode ajudar a aliviar a constipação

Fibras solúveis: encontradas em alimentos como aveia, cevada, feijão, batata-doce, ervilhas, maçãs, laranjas e abacates. Esse tipo de fibra retarda a digestão e pode ajudar a abaixar o colesterol do sangue.

Seguindo a filosofia de prato equilibrado, carboidratos ricos em amido devem fazer cerca de 40% das nossas refeições. Para os adultos, o ideal é ingerir pelo menos 30 gramas de fibras por dia. Para ajudar você a entender o que isso significa, aqui está um infográfico:

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Benefícios para a  saúde

1. Se não ingerirmos fibras, o nosso sistema digestivo irá ficar mais devagar, e podemos ficar inchados e letárgicos. Isso afeta a nossa capacidade de realizar atividades do dia a dia, então é muito importante ingerir a quantidade necessária.

2. Fibras também nos ajuda a se sentir mais cheio por mais tempo, evitando a ingestão excessiva de alimentos e um papel no controle de peso.

3. Ingerir fibras ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e o nível de colesterol do sangue.

Dicas simples para aumentar o consumo de fibras

1. Troque carboidratos refinados por integrais, por exemplo macarrão e pão. Esse gesto simples pode quadruplicar a quantidade de fibra que você consome!

2. Adicione frutas, nozes e sementes no seu café da manhã e na sua salada.

3. Troque o seu lanche da tarde por pequenas porções de nozes, frutas secas ou pipoca.

Texto traduzido e adaptado do blog do Chef Jaime Oliver.

Você pode encontrar deliciosos e nutritivos pratos ricos em fibras na nossa linha light La Table. Acompanhe a Fanpage da La Table e fique por dentro da gastronomia saudável!

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