Substituições de alimentos para uma dieta mais saudável!

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Substituições de alimentos para uma dieta mais saudável!

Em meio a tantas dietas e informações diferentes sobre nutrição, levar uma vida saudável pode parecer muito difícil. Entretanto, como já falamos aqui no blog, é possível realizar mudanças efetivas na nossa saúde com apenas algumas substituições. Confira algumas dicas para substituir os principais alimentos:

Gorduras

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Pode não parecer, mas existe sim gordura boa, que é um nutriente essencial para a nossa dieta. A gordura saturada por outro lado, aumenta o nosso nível de colesterol e por isso deve ser ingerida o mínimo possível. Por isso, o ideal é sempre substituir esse tipo de gordura pela boa.

O yogurt é uma boa opção para substituir alimentos ricos em gordura como maionese, e é ótimo para fazer uma versão mais light de humos. A maionese contém 79g de gordura para cada 100g, já o yogurt pode ser encontrado em versões sem gordura saturada. Outra substituição simples é a troca de leite integral por leite desnatado, ou semi-desnatado.

Uma outra dica para reduzir a quantidade de gordura na sua dieta é comer menos carne, e principalmente menos carne vermelha. Apesar de ser apresentada sempre como a parte principal do prato, a carne pode ser trocada facilmente por vegetais, cereais ou massas. Uma substituição simples que faz toda a diferença!

Sal

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Para uma dieta saudável, é recomendável não ingerir mais de 6g de sal por dia. Entretanto, a maior parte das pessoas consome no mínimo 8.1g. O sal pode ser encontrado em diversos tipos de comida, principalmente as industrializadas, mas é fácil substituí-lo por outros condimentos. Ervas, temperos e até mesmo comidas ácidas (como limão e laranja) podem ser utilizados no lugar. Uma boa dica é adicionar o queijo Feta nas suas receitas, pois ele aumenta o sabor e diminuí a necessidade de utilizar sal.

Açúcar

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Assim como o sal, o açúcar é encontrado facilmente em comidas industrializadas, pois ele apresenta uma forma fácil e barata de adicionar sabor aos produtos. Entretanto, um consumo alto de açúcar pode ser extremamente prejudicial à nossa saúde. Então qual substituição podemos fazer?

Se você geralmente recorre a refrigerantes e outras bebidas industrializadas para se manter hidratado no dia a dia, comece trocando essas bebidas por sucos naturais. Frutas contêm açúcares naturais, ou seja são ótimas substituições para o açúcar refinado.

Outra dica para realizar substituições saudáveis é tentar deixar as sobremesas calóricas apenas para dias especiais, e no dia a dia preferir frutas doces ou frozen yogurt. Além disso, para matar a fome na hora daquele lanchinho da tarde, prefira frutas secas ou nozes do que bolachas e biscoitos. Essa substituição ira melhorar não apenas a sua nutrição mas também a diminuir a sua ingestão de calorias.

Carboidratos

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Quando se trata de hábitos e dietas saudáveis, é fácil perceber que carboidratos ganharam uma má reputação por estarem sempre associados ao ganho de peso. Porém, esse nutriente é essencial para uma dieta balanceada, pois constitui a nossa principal fonte de energia. Você só tem que garantir que está comendo o tipo certo.

Uma substituição simples para garantir mais fibras e nutrientes é escolher sempre carboidratos integrais. Macarrão integral, por exemplo, tem o dobro de fibra que um macarrão branco, enquanto o pão integral tem mais que o dobro do que o pão branco. E, nós já falamos aqui sobre a necessidade de inserir fibras na sua dieta!

É importante lembrar sempre de consumir carboidratos na primeira refeição do dia. Carboidratos são importantes no café da manhã, pois garantem energia para o resto do dia e ajudam o corpo a se renovar depois de uma noite de sono.

*Texto traduzido e adaptado do site do Chef Jaime Oliver

E você? Está pronta para fazer algumas substituições? Encontre deliciosas e nutritivas opções na nossa linha light La Table, na Linha Dia a Dia e na Linha Doce . Acompanhe também a nossa Fanpage e fique por dentro da gastronomia saudável!

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