Desvendando os maiores mitos da nutrição!

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Desvendando os maiores mitos da nutrição!

Nutrição é uma parte essencial de uma vida saudável, e algo que todos deveriam entender pelo menos um pouco. No entanto, por causa de tendências, modismos e pilhas de desinformação, se tornou cada vez mais difícil de saber o que é verdade e o que é mito.

Nós já falamos aqui no blog sobre substituições de alimentos que você pode fazer, e sobre os benefícios da comida congelada. Agora. vamos desvendar 5 dos maiores mitos sobre nutrição, para que você possa seguir um estilo de vida saudável:

1. Uma dieta sem glúten é mais saudável

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Em uma palavra, não. Não é. A menos que você tenha um motivo legítimo para evitar glúten – se você tem doença celíaca, por exemplo – não há nenhuma razão para remover glúten da sua dieta. Devido a sua presença no trigo, cevada e centeio, glúten está presente em muitos alimentos à base de carboidratos, alguns dos quais podem não ser saudáveis (como biscoitos, bolos e tortas). Essa pode ser a razão da má reputação que o glúten ganhou, mas ele por si só não é algo que precisa ser evitado na sua dieta.

2. Nenhum açúcar tem espaço na minha dieta

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Açúcar é açúcar e, em última análise, todo o açúcar é discriminado no nosso corpo em glicose, que nossas células utilizam para a energia. No entanto, a diferença entre essa colher de chá de açúcar que você adicionar ao seu chá e o açúcar natural em um pedaço de fruta é a presença de vitaminas e minerais.

O mesmo pode ser dito da lactose, o açúcar encontrado no leite e produtos lácteos. Embora ainda seja uma forma de açúcar, à lactose vem com uma dose saudável de vitaminas e minerais que lácteos tem para oferecer, tais como o cálcio. Mel e xarope, por exemplo, são formas ainda naturais de açúcar – no entanto, eles são semelhantes ao açúcar refinado, em que seu conteúdo de nutrientes real é bastante pobre. Siga a regra de que açúcar deve sempre ser acompanhado de tantos nutrientes quanto possível e lembre-se que a adição de açúcar deve ser evitada.

3. Produtos frescos são melhores que produtos congelados

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Pelo contrário – alimentos congelados podem às vezes ser mais saudáveis do que fresco! Como frutas e verduras amadurecem, seu teor de açúcar sobe e se deteriora seu teor de nutrientes. Muitas vezes, frutas e legumes são congelados rapidamente após a colheita, o que impede que tudo isto e ativamente preserva os nutrientes. Legumes e frutas frescas são ótimos, e quando comidos frescos são mais nutritivos, mas comer congelado em vez disso não fará nenhum dano. Também pode ser uma maneira super fácil e confiável de obter mais vegetais na sua cozinha!

4. Se você faz exercícios precisa tomar suplementos proteicos
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É verdade que se você está se exercitando você precisa de proteínas. Nossos músculos precisam de proteína para crescer e reparar, e se você faz exercícios você precisa ter certeza de que sua ingestão de proteína é suficiente. O que é mais importante, porém, é o momento da ingestão de proteína, que idealmente deve ser dentro de uma hora depois do exercício.

Seu corpo só pode metabolizar uma certa quantidade de proteína de cada vez, assim a sobrecarga dos shakes de proteína é completamente inútil. O objetivo deve ser limitar a nossa ingestão de proteína para logo após o exercício, para que nossos corpos possam usá-la para ajudar nossos músculos a se construírem, e se repararem, em vez de exagerar na proteína shakes!

5. Uma dieta vegetariana é mais saudável

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Para uma dieta vegetariana ou vegana, ser considerada completamente saudável, é preciso que a pessoa não apenas corte a carne e os derivados, mas também escolha ingredientes saudáveis. Uma dieta de batatas fritas, por exemplo, é tecnicamente vegana, e uma de queijo e chocolate tecnicamente seria vegetariana, mas nenhuma poderia ser chamada de saudável!

Evitar produtos de carne e laticínios é bom para  cortar a gordura saturada. No entanto, Dietas veganas e vegetarianas são apenas mais saudáveis se você substituir esses alimentos com alternativas que valem a pena. Substituir a carne e os laticínios na sua dieta com doces e carboidratos refinados não fará a sua dieta ser saudável. É verdade que essas dietas são boas para o meio ambiente, por isso é interessante reduzir pelo menos para um ou dois dias da semana o seu consumo de carne. Assim, você ajuda a sua saúde e o planeta!

*Texto traduzido e adaptado do site do Chef Jaime Oliver

Você pode encontrar deliciosas e nutritivas refeições congeladas, que seguem todas as indicações nutricionais desse artigo, na nossa linha light La Table, na Linha Dia a Dia e na Linha Doce .

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