Comida caseira congelada, a solução perfeita para quem tem pouco tempo

La table- Comida Congelada Curitiba > Blog > Dicas de Produtos > Comida caseira congelada, a solução perfeita para quem tem pouco tempo

Comida caseira congelada, a solução perfeita para quem tem pouco tempo

Trabalho, faculdade, vida social, happy hour da firma, relatório atrasado, grupo da família no Whatsapp, dar atenção para o namorado, terminar aquela série, mesmo que o dia tivesse umas 50 horas provavelmente ainda faltaria tempo para tanta coisa. E no meio disso tudo ainda tem que arrumar tempo para fazer comida.

Geralmente escolhemos os fast foods porque são uma opção rápida e gostosa, porém também são extremamente prejudiciais à nossa saúde. Esses alimentos possuem uma quantidade enorme de sódio, gorduras e colesterol. Mas fazer o que, com a falta de tempo é a única opção, não é mesmo?

NÃO, não e não!

Dizer que os fast foods são a única opção para se alimentar não é desculpa. A solução perfeita para quem tem pouco tempo é a comida congelada. E não estamos falando daquelas lasanhas congeladas de mercado que também fazem mal. E sim, de comida saudável congelada.

Uma boa ideia, não é? Essa é uma ótima opção para consumir comida caseira diariamente. Mas antes de sair colocando tudo no congelador, é preciso tomar alguns cuidados no processo de congelamento, para preservar o sabor e, claro, os nutrientes.

 

Quais alimentos não congelar?

Antes de tudo é preciso saber quais os alimentos que não devemos congelar. Alguns alimentos acabam perdendo a textura e todas as suas características ao serem congelados, como: maionese, batatas, ovos cozidos, banana, pêra d’água e saladas cruas (alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino, rabanete, tomate, etc.). Então evite congelá-los.

 

Não adianta congelar 1 kg de comida

Ao congelar alimentos é preciso fazer apenas a quantidade necessária, pois uma vez descongelado o alimento não pode ser recongelado. Então quando for preparar a refeição que será congelada tenha noção da quantidade que você irá consumir. Você pode calcular a quantidade tanto para uma semana quanto para um mês.  

Ao escolher o recipiente, opte pelos que são resistentes ao congelamento, que não soltem cheiro e com tampas de fechamento hermético. Os recipientes plásticos são os mais comuns. Travessas e tigelas refratárias também servem para acondicionar qualquer tipo de alimento, por serem resistentes a altas e baixas temperaturas, mas não a choques térmicos. Então sempre espere o recipiente ficar em temperatura ambiente para levar ao freezer.

Os melhores recipientes para armazenar alimentos são os de alumínio, por evitarem a formação de pedras de gelo e suportarem tanto altíssimas temperaturas – forno – quanto as baixas no freezer.

 

Cuidado com o preparo

Cuide da quantidade de sal na hora do preparo. Quando a comida é congelada, o sabor do sal é acentuado.

Também é extremamente importante que os alimentos congelados estejam totalmente frescos. Legumes e verduras precisam passar pelo processo de branqueamento. Esse é um processo em que o alimento passa por um choque térmico antes de ser congelado, para que não haja contaminação microbiológica devido ao tempo de exposição à temperatura ambiente. Assim, quando o alimento for descongelado terá as mesmas características, como nutrientes, cor e sabor. Lembre-se que todos os legumes devem ser bem lavados e cozidos antes de serem congelados.

Sim, congelar a comida é a melhor opção para manter uma vida saudável, mas é claro, preparar e congelar alimentos para você levar para o trabalho ou para a faculdade necessitam de uma atenção especial. Como mostramos, você precisa cuidar da quantidade correta de tempero, qualidade de comida, do recipiente para armazenamento, isso sem falar no tempo decorrido para o preparo.  Então se você não tem muito tempo para preparar a sua própria comida, calma, não precisa correr para os fast foods.

A La Table oferece comidas caseiras congeladas para você comer onde quiser, ganhando mais tempo no seu dia a dia e qualidade de vida. A Chef Daniela Caldeira junto a nutricionistas desenvolveu um cardápio com comidas práticas, saborosas e nutritivas para quem tem pouco tempo mas não abre mão de uma boa refeição.

Conheça nossas linhas de comida fitness congelada!

Acompanhe o blog da La Table e a nossa página no Facebook e fique sabendo de nossas dicas e promoções em primeira mão!

Deixe uma resposta

NÃO SAIA AGORA!!!

VOCÊ ACABOU DE GANHAR 10% DE DESCONTO

Clique agora para receber o seu cupom de desconto de 10% na finalização do seu primeiro pedido. Aproveite. 
QUERO MEU DESCONTO
close-link