Os alimentos típicos da primavera e seus benefícios

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Os alimentos típicos da primavera e seus benefícios

A primavera já é famosa por ser a estação das flores e das cores, mas essa época também é conhecida pela grande variedade de frutas, legumes e verduras, que enriquecem as prateleiras dos mercados. É a temporada perfeita para incrementar a dieta com sabores, nutrientes, aromas e cores, ainda mais porque o preço desses alimentos tende a cair nesse período.

Como é nessa época que as temperaturas começam a esquentar, é importante se manter hidratado, pois tendemos a perder mais líquidos com a transpiração. Por essa razão, é tão importante dar prioridade aos alimentos de fácil digestão, como frutas, verduras e legumes, que além de ricos em proteínas, vitaminas e minerais, têm grandes quantidades de líquidos.

Frutas

As principais frutas para a estação são: abacaxi pérola, acerola, banana nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima e pera, maçã fugi e gala, mamão formosa e papaia, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina murcote.

Legumes

Enquanto os melhores legumes para a época são: abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo.

Verduras

Entre as verduras, as principais nos pratos devem ser: almeirão, aspargos, brócolis, broto de feijão, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.

Benefícios

Esses alimentos deixam o prato muito colorido, o que é um ótimo sinal. Quanto mais cor tem o prato, mais rico ele é em vitaminas e minerais. A pigmentação de cada alimento indica a presença de nutrientes diferentes, que auxiliam no funcionamento do organismo. Por isso, é importante consumir uma refeição com cores variadas. Além dos benefícios nutricionais, essa variação é atrativa aos olhos, o que deixa a comida ainda mais saborosa.

Mas essa alimentação saudável e diversificada com frutas, legumes e vegetais, não deve ser feita apenas na primavera. É importante manter uma alimentação equilibrada o ano inteiro, e também não focar apenas nos alimentos da época. Proteína animal, encontradas nas carnes, e carboidratos complexos, vindos dos cereais integrais, são riquíssimas para a boa alimentação.

Saladas são uma excelente opção para o almoço e jantar, junto com verduras, leguminosas, cereais e carnes cozidas. Frutas caem muito bem no café da manhã e no lanche da tarde, também inclua sucos naturais.

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