5 passos começar a mudar sua rotina alimentar

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5 passos começar a mudar sua rotina alimentar

A alimentação saudável, junto com a prática de atividades físicas e mente em equilíbrio, são pilares para um estilo de vida saudável. E alimentação saudável não é só comer os alimentos zero glúten ou sem conservantes, mas sim ingerir todos os grupos de alimentos indispensáveis para o bom funcionamento do organismo: água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais.

Além do leite materno, nenhum outro alimento é completo ao ponto de fornecer todos os nutrientes necessários. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada. Mas lembre-se que dieta não é privar sua alimentação. O termo dieta vem do grego díaita, que significa “modo de vida“. Portanto, a dieta é um hábito alimentar, independente do objetivo.

Contudo, adaptar-se a novos hábitos nem sempre é fácil. Por isso, separamos para você 5 dicas para começar uma rotina alimentar mais saudável.

  1. Ponha sua casa em ordem

Levar uma vida mais saudável necessita de organização. Caso contrário, na segunda semana você já terá desistido. E o objetivo não é parar. É importante olhar para si e avaliar sua própria vida: como você está? Como você quer estar? O que você precisa fazer? Por que não está fazendo? Organizando-se e traçando objetivos é possível seguir a caminhada com foco.

  1. Registre

Fazer um diário alimentar é importante. Ele serve para identificar o que você está comendo, em que horário, com qual frequência e o que você está deixando de comer. Assim é possível cortar e adicionar novos alimentos. Anote todo alimento –  todo mesmo, até beliscos ou balas -, a quantidade, o horário e o sentimento naquele momento.

  1. Coma de tudo, com equilíbrio

Dietas que cortam vários tipos de alimentos nem sempre são boas. Isso porque elas se preocupam muito com o valor calórico dos alimentos, em vez de dar atenção ao valor nutricional. Alguns alimentos têm alto valor calórico, porém, alto valor nutricional, enquanto há produtos com poucas calorias e também com pouco valor nutricional.

Então, preocupe-se em saber o real valor nutricional (fibras, vitaminas e minerais). Dessa forma, é possível comer um pouco de tudo, sem precisar fazer grandes sacrifícios.  

  1. Crie horários para se alimentar

Como já dissemos aqui no blog, comer de 3 em 3 horas não é balela. Nosso corpo leva 3 horas para fazer a digestão. Como passamos, em média, 16 horas acordados, devemos fazer 5 refeições diárias para manter nosso organismo bem nutrido. Além disso, comer em intervalos menores sacia o nosso corpo com mais facilidade, reduzindo assim o consumo de grandes porções espaçadas durante o dia.

As três principais refeições são o café da manhã, almoço e janta. Entre elas, opte por lanches baseados em frutas, oleaginosas, iogurtes ou snacks ricos em fibras.

  1. Coma comida caseira

O ideal é preparar suas próprias refeições sempre que possível, mas com os horários cada vez mais apertados nem sempre é fácil. Mas essa não é desculpa para abrir mão de uma refeição caseira. Quando preparamos nosso próprio alimento, há uma melhor seleção dos produtos, pois podemos optar por alimentos frescos e saborosos.

Mas quando cozinhar não é uma opção, escolha restaurantes caseiros, ou as excelentes marmitas caseiras congeladas. Preparada por chefs, junto com nutricionistas, elas estão repletas de nutrientes, além de muito saborosas e práticas.

Essa é uma ótima opção para consumir comida boa e nutritiva diariamente com muita praticidade. A La Table oferece comidas caseiras congeladas para você comer onde quiser, ganhando mais tempo no seu dia a dia e qualidade de vida.

A Chef Daniela Caldeira, junto com nutricionistas, desenvolveu um cardápio com comidas práticas, saborosas e nutritivas para quem tem pouco tempo, mas não abre mão de uma boa refeição.São pratos ultacongelados, processo que garante a conservação dos nutrientes, sendo ainda de fácil preparo, visto que é só esquentá-lo no forno micro-ondas ou convencional, e as embalagens ainda são amigas do meio ambiente.

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