Alimentos low carb: o que são e eles ajudam na minha dieta?

La Table - Comida Congelada Curitiba > Blog > Dicas de Produtos > Alimentos low carb: o que são e eles ajudam na minha dieta?

Alimentos low carb: o que são e eles ajudam na minha dieta?

Verão é uma época na qual todos buscam soluções milagrosas para perder alguns quilinhos e ficar o mais próximo possível do seu corpo ideal. São dietas malucas e alguns sacrifícios que prometem dar resultados. Porém, ficar sem comer não é uma boa ideia para quem busca emagrecer.

Nutricionistas afirmam que uma dieta equilibrada e constante exerce muito mais resultados do que sacrificar alimentos e refeições. É possível, sim, comer de tudo – em proporções equilibradas – e manter um corpo ideal. Entretanto, algumas dietas oferecem resultados realmente mais rápidos. Esse é o caso da dieta low carb.

Indicado muitas vezes para o tratamento da obesidade ou diabetes, dietas baixas em hidratos de carbono – as dietas low carb – são programas alimentares que restringem o consumo de carboidratos. Nessa dieta, o carboidrato é substituído por alimentos ricos em proteínas e gorduras.

Mas calma, o carboidrato está bem longe de ser um vilão da alimentação saudável. Na verdade, ele é uma das principais fontes de energia do nosso corpo. Presente em diversos de alimentos (pães, massas, arroz, frutas, legumes, etc.), o carboidrato é um nutriente que fornece glicose de forma rápida, que é uma espécie de combustível do nosso corpo. Ele realiza várias funções metabólicas em nosso organismo: nutre o cérebro, os músculos, células… bem, o corpo todo.

Leia Também5 passos começar a mudar sua rotina alimentar.

Não exclua os carboidratos

Se você excluir toda a fonte de carboidrato da sua dieta é possível ver um resultado rápido de emagrecimento. Porém, cortar toda uma cadeia de nutrientes nem sempre é uma boa ideia. O seu organismo entenderá a falta desse nutriente como uma agressão, a princípio. Então, junto com a massa gorda (gordura) a massa magra (músculos) também vai embora. E não é bom perder massa magra. No segundo momento, o seu corpo entenderá a falta de carboidratos como escassez, o que fará seu organismo se adaptar, aumentando o apetite e diminuindo o metabolismo. Essa é a razão pela qual boa parte de quem faz alguma dieta restritiva volta a engordar.

Mas isso não significa que a dieta low carb seja ruim. É possível reduzir de maneira saudável a quantidade de carboidratos da alimentação, mas não excluí-la. Para quem segue a dieta low carb é recomendável alimentos, como carne, que tem quase 0% de carboidratos; verduras – apenas evite leguminosos -; ovos, gorduras (azeite de oliva, por exemplo); temperos, especiarias e condimentos caseiros.

Frutas não estão restritas, mas em geral elas são ricas em carboidratos, graças à frutose – açúcar natural delas. Laticínios (queijos, nata, creme de leite), nozes e sementes também merecem moderação.

La Table oferece comidas caseiras congeladas para você comer onde quiser, ganhando mais tempo no seu dia a dia e qualidade de vida. A Chef Daniela Caldeira, junto com nutricionistas, desenvolveu um cardápio com comidas práticas, saborosas e nutritivas para quem tem pouco tempo, mas não abre mão de uma boa refeição. São pratos ultacongelados, processo que garante a conservação dos nutrientes, sendo ainda de fácil preparo, visto que é só esquentá-lo no forno micro-ondas ou convencional, e as embalagens ainda são amigas do meio ambiente.

Conheça nossas linhas de comida fitness congelada!

Acompanhe o blog da La Table e a nossa página no Facebook e fique sabendo de nossas dicas e promoções em primeira mão!